jan 19

Utilizando Quartz para agendamento de tarefas

O Quartz é um serviço de agendamento de tarefas com diversas funcionalidades, como agendamento por período, com data marcada, etc.

Ele é livre para utilização e está sob a licença Apache 2.0. Agora neste post vou dar uma breve noção de como se agendar uma tarefa para ser executada em uma data específica.

Primeiramente criaremos a classe Tarefa.java que irá implementar a interface Job da biblioteca Quartz como no exemplo abaixo, e no método execute você desempenha a tarefa desejada.

public class Tarefa implements Job{

    @Override
    public void execute(JobExecutionContext context) throws JobExecutionException {

        System.out.println("Trabalhando");
        //Resto das atividades

    }

}

Para se chamar essa tarefa, em algum lugar da sua aplicação é necessário agendar sua execução da seguinte maneira:

SchedulerFactory sf = new StdSchedulerFactory();
Scheduler sched = sf.getScheduler();

JobDetail job = new JobDetail("Nome do Job que voce quiser",Tarefa.class);

java.util.Calendar cal = new java.util.GregorianCalendar(2011, Calendar.MARCH, 17);
  cal.set(cal.HOUR, 10);
  cal.set(cal.MINUTE, 30);
  cal.set(cal.SECOND, 0);
  cal.set(cal.MILLISECOND, 0);

Date dtInicio = cal.getTime();

SimpleTrigger disparo = new SimpleTrigger("Disparo da tarefa",dtInicio);
sched.scheduleJob(job, disparo);

Pronto, agora sua tarefa será executada no dia 17 de março de 2011 às 10:30, mas é óbvio que para isso sua aplicação precisará estar rodando até lá!

jan 18

Richfaces 4 com jsf 2 e tomcat 6

Lá vou eu me aventurar a utilizar o richfaces 4, que ainda está em versão de milestone 5. Mas vamo que vamo para ver o que ele tem de melhor ou pior que o primefaces.
Primeiro problema dele é a documentação falha, pois a última versão do richfaces vem com mais jars do que a documentação diz que precisa, e além disso são necessários outros 3 jars para conseguir rodar.

Assim é necessário baixar o richfaces e também os seguintes jars cssparser-0.9.5.jar, guava-r07.jar and sac1-3.jar e adicioná-los ao seu classpath para só então conseguir rodar sua aplicação jsf 2 com richfaces. A é claro que são necessárias também as bibliotecas do jsf 2 né.

Assim que tiver novidades postarei aqui, mas só para fazer rodar já me levou um tempinho, portanto fica aí a dica.

jan 11

Utilizando igoogle para acompanhar cotações

Primeiramente, ótimo ano novo a todos, segundo, a falta de ideias me deixou afastado porum bom tempo, e pra não deixar isso aqui as moscas resolvi compartilhar um pouco sobre uma ferramenta que utilizo para acompanhar a cotação das ações que me interessam.

Como a maioria das pessoas possuem conta no google, vai ser fácil e simples de aproveitar essa dica, basta acessar o igoogle e adicionar o gadget  cotações, índices e câmbio, este gadget utiliza como fonte de dados o site yahoo finanças, e mostra alguns detalhes sobre o papel visualizado e também gráficos intraday, semanal, trimestral e anual. As cotações são atualizadas senão em tempo real, pelo menos constantemente.

Segue aí a dica, eu acho bem interessante pois é uma ferramenta limpa e simples de se utilizar, e útil para acompanhar suas ações.